Últimos assuntos
» Por que relutamos em pregar o evangelho?
Qui Dez 14, 2017 11:34 am por ADM

» Restaurados no Amor - Viva a Palavra
Ter Dez 12, 2017 3:53 pm por ADM

» UMA VIDA DE ORAÇÃO
Ter Dez 12, 2017 5:47 am por ADM

» A sós com Deus - Viva a Palavra
Ter Dez 12, 2017 5:45 am por ADM

» EXISTE UMA GUERRA ESPIRITUAL PELA SUA ALMA
Ter Out 24, 2017 5:19 pm por ADM

» Oração para um coração Triste
Ter Out 24, 2017 4:57 pm por ADM

» Você foi chamado para excelência!
Ter Out 24, 2017 4:45 pm por ADM

» TRAGO BOAS NOVAS
Qui Ago 03, 2017 9:11 am por ADM

» DEUS TE DEU UM PRESENTE
Qui Ago 03, 2017 9:05 am por ADM

A1

Estudo biblico Genesis !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estudo biblico Genesis !

Mensagem por ADM em Dom Fev 24, 2013 9:29 am

estudo sobre a criaçao ,GENESIS

O título “Gênesis”, que significa literalmente “começo”

mas quero lembrar que,pra estudar esse livro,vamos precisar passar por toda a biblia,se puder participe


Sabe quando queremos entender o sentido de alguma história e perguntamos: “Como começou?” É essa a importância do livro de Gênesis, que nos conta a origem de tudo, de onde viemos e para onde vamos


Gn.2.4: “Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o SENHOR Deus fez a terra e os céus

Estudar o livro de Gênesis é uma tarefa fascinante: Nele temos a descrição das Origens do Universo, do Homem, das Nações, a separação de um povo para a Auto-Revelação de Deus, seus ensinos, alertas, repreensões, entre diversas histórias dos patriarcas. Além de ser uma Auto-apresentação de Deus como Criador e Redentor, o livro de Gênesis também é um guia prático para o cristão. Nesse livro poderemos encontrar princípios fundamentais para a prática da vida cristã saudável. Princípios sobre a fé, a verdade, o casamento, a Redenção, honestidade e vários outros assuntos de caráter prático são observados nesse livro que é o livro inicial das escrituras.

bom gente,eu espero ,que nós possamos usar cada estudo,aqui trazido ,pra aprender,a refletir e entender o quando somos dependentes do nosso senhor

vamos iniciar ===


Deus é Criador:



Em Gênesis não é difícil falar em um Deus Criador: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. O relato da criação em Gênesis é realizado em duas etapas para ressaltar a Pessoa do Criador: Enquanto o primeiro relato aponta para um fato (há um Criador de todas as coisas) o segundo relato mais específico sobre a criação do homem apresenta o Criador como zeloso, atencioso e relacional. Essa descrição de Deus é certamente uma demonstração do Seu poder e de Seu cuidado graciosos


A Criação da Terra e do Céu



"No princípio criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1:1



O capítulo 1 de Gênesis foca na criação do mundo físico - os céus e a terra. Deus é designado em hebraico pelo nome Elohim, um plural que indica a majestade e a magnitude divina. O nome Elohim acentua a sua glória e o seu poder como o Deus todo-poderoso.




O verbo utilizado para descrever a criação do céu e da terra em hebraico é o termo bara, que está no singular e significa trazer do nada à existência e moldar sob nova forma.

O verbo bara tem sempre Deus como sujeito. O céu, a terra e o universo não foram formados a partir de materiais pré-existentes, mas feitos do nada. Este versículo declara a grande e importante verdade, que nada foi originado por acaso, ou da habilidade de qualquer agente inferior; mas que o universo inteiro foi produzido pelo poder criador de Deus.


"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gênesis 1:2


O espírito de Deus se movia... já indicava uma esperança de vida que se erguia na escuridão, sobre o abismo, o caos e o vazio.

A ação poderosa do Espírito Santo sobre elementos mortos e discordantes, fez deste cenário de ruína, uma criação ordenada. Deus transformou o caos em cosmos, a desordem em ordem, o vazio em abundância.



Isso já, no princípio da criação, demonstrava a habilidade, o poder e a autoridade do Espírito Santo em rearranjar, remoldar, transformar e trazer do caos à uma nova existência. Eis um dos motivos pelo qual Jesus falou, a Nicodemos, que lhe era necessário nascer da água e do espírito.

E o Espírito de Deus trouxe luz à escuridão. A vida e a criação começam com a luz e o nascer do dia. A escuridão pode ter durado muito tempo, mas chegava naquele momento o fim do domínio das trevas. Toda alegria da vida nascia, com a luz de Deus, assim como o seu filho Jesus viria a ser a luz do mundo.

Como está escrito que o choro pode durar uma noite, mas alegria vem ao amanhecer, assim também este texto nos ensina que Deus tem o poder de trazer, do nada, luz e alegria às nossas vidas.

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Salmos 30:5.
"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;" Salmos 8:3

O poder criador da palavra de Deus ecoou pelo cosmos, transformando morte em vida, escuridão em luz. Bem descreveu o apóstolo João sobre a palavra criadora de Deus, o verbo vivo, que estava no princípio da criação.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."
João 1:1
O verbo de Deus, a sua palavra criou a luz porque ele mesmo era a própria luz. Jesus em sua maestria poética, declarou palavras de beleza incomparáveis, revelando a sua sublime e altíssima origem.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12


Quando essa luz penetra em nosso ser, o caos se transforma em ordem, a morte vira vida, é tudo recriado, é o tempo de nascer de novo.

A criação dos céus e da terra corre em paralelo com a criação de um novo céu e uma nova terra (Ap 21.1).


bem estamos so começando,entao quero deixar aqui um resumo da criaçao em 7 dias ====

o livro é genesis

Primeiro dia: Luz e trevas, separação da luz e trevas - Gênesis 1:3:5


3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Segundo dia Separação das águas - céu abaixo das nuvens - Gênesis 1:6-8

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.



Terceiro dia:Terra seca, oceano, vegetais, ervas verdes - Gênesis. 1:9-13

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.


Quarto dia: Sol, lua e estrelas, marcação de tempo, dias e anos - Gênesis 1:14:19

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.


Quinto dia: Animais marinhos e aves do céu - Gênesis 1:20:23


20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.


Sexto dia: Animais terrestres e o homem - Gênesis 1:24-31

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Sétimo dia: Dia do descanso - Gênesis 2:1-3

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.

2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.



genesis 2 ;4

4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus




e sendo assim ,agora voce ja sabe como tudo existe,e como tudo se formou ,e mais,quem foi o criador de tudo que ha


continua...............
avatar
ADM
Admin
Admin

Mensagens : 413
Data de inscrição : 24/02/2013

Ver perfil do usuário http://jesusasalvacao.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum